quarta-feira, 5 de março de 2014

Hora de arrumar a "bagunça" !

Superlotamos nosso íntimo de dúvidas, preocupações, mágoas e medos...
Superlotamos nossa casa com coisas desnecessárias, que "um dia podem ser úteis", quinquilharias quebradas, com a intenção de "um dia" consertá-las...
O acúmulo tanto interno quanto o externo compromete o fluxo da energia vital, além de por fim ao entusiasmo e interferir no discernimento, tirando nossa atenção do que realmente interessa.
A desculpa da “falta de tempo” nos faz ignorar esses desequilíbrios.
De tempo em tempo precisamos para para analisar hábitos negativos e objetos sem uso e para começar essa organização um dica bem prática que serve tanto para a limpeza interna e para a externa.
Crie 4 condições para essa análise ou se preferir, escrever em quatro folhas: descartar, guardar, pensar, reciclar. Se o apego se manifestar a sessão de arrumação interna ou externa, tenha em mente que tudo tem uma vida útil: objetos, situações, relações, etc
Reserve o tempo que for necessário, mas não deixe ele ser muito longo, caso contrário, você estará vivenciando situações que não fazem bem, mantendo relações daninhas e/ou mantendo objetos desnecessários.
Alguns preferem fazer a “faxina” solitários, outros podem fazê-la (no caso da física) assistindo a TV por exemplo, ouvindo música, enfim...faça da forma que preferir, mas faça...estagnação é prejudicial! Sem empenho é impossível seguir em frente.
  • Guarda Roupas e gaveteiros – separe tudo que não usa mais, além de ter muitas pessoas que precisam e não tem condições, tem sempre alguém que precisa de uma roupa para uma entrevista em emprego, para uma festa, para um passeio, ou simplesmente para abrigo. E tenha bom senso...roupas muito velhas, íntimas, descarte. O que for de algodão e tiver furinhos de uso, podem se tornar excelentes paninhos de limpeza para lustrar móveis sem esforço, por exemplo. O que não usou ainda, ou aquela peça que não quer se desfazer agora e guarda para “um dia” usar, USE, hoje é o dia! Se gostar de fazer customização, separe o material e faça...além de um hobbie delicioso, você ainda ganha uma peça nova no seu gurada-roupa, mas faça, se empenhe.

  • Utensílios de cozinha: não guarde jogos e utensílios para ocasiões especiais. A vida, o fato de ter acordado já torna uma ocasião especial. Vasilhas de plástico tem vida útil...renove quando notar que estão bem velhinhas, desgastadas, rachadas, ressecadas... Louças trincadas, dependendo da lasca e do trinco podem se tornar objetos de decoração, se for seu estilo, claro...caso não queira mais, veja se alguém quer...ou doe em instituições que vendem tais produtos em bazares...muitas pessoas garimpam essas peças para tais fins decorativos. Use tudo que tiver em sua cozinha...assim como use todas as bocas do fogão ...o fogão é o coração da cozinha, e um coração não pode funcionar pela metade, ou só 1/4 da capacidade dele...


  • Revistas, discos, cd's, DVD's, livros, artigos, fotos, diários, etc – ordem em tudo! - Separe o que não quer mais, o que não faz mais sentido em ter nesse momento, seja qual for o item, doe, publique, venda!!! Mas, tratando-se de coleções, organize, prestigie o espaço de sua coleção. Se dedique!

  • Móveis – isso é bem pessoal – uns gostam de muito e outros de pouco – mas cuide do que tiver e o que não mais quiser, doe, venda, recicle, dê cara nova!! Se o momento exigir uma mudança de estilo e falta grana para tais mudanças, enfeite, crie, decore aquele móvel que você tem...se não tem dom para fazer algum mimo, compre um adereço para a cabeceira da cama, para o puxador do guarda roupa, para a estante da sala...de qualquer forma, fazendo ou comprando você estará renovando a si e contribuindo com quem fez.

  • Sentimentos, pessoas, situações – essa “faxina” tem que ser constante e em alguns casos imediata quando te faz mau. Amigos verdadeiros se distanciam muitas vezes pela correria do dia a dia..para esses reserve um dia, uma festa, um churrasco, um chá, um jantar para uma profunda avaliação (esses casos são delicados e pelo desgaste, apenas basta uma aproximação)...para aqueles que te procuram apenas quando precisam, que te fazem mau com palavras ou atitudes destrutivas, que não querem seu progresso e que te barram de alguma forma, analise caso a caso, se tiver disposição ajude, mas fique atento aos resultados...se não houver, acredito que essa relação não dará certo ou acrescentará algo em momento algum da sua vida. Brigas passadas, situações que te fizeram chorar...passou!! A vida que nos espera é muito mais linda que a vida que passou...foi aprendizado...dê um basta se quer “mudar”. Tenha em mente que se você não foi a diferença na vida daquela pessoa, a vida muitas vezes se encarrega de ensiná-la de alguma forma, afinal não podemos amarrar as pessoas e arregalar seus olhos para enxergar o mesmo que nós...Cada um amadurece, entende e exerga no seu tempo...cada um tem seu tempo...mas não é necessário ficar alí ao lado da pessoa como um vaso, esperando o dia que ela te escutará e mudará, sendo que existem “N” pessoas que querem nos enxergar. Mas como é um tópico que inclui sentimentos, ações, relações, analise com muito mais atenção e com carinho...afinal, não estamos falando de objetos inanimados e sim de outras vidas.




Quer uma vida mais leve e feliz? Despache as cargas inúteis já!


Seja feliz S2

2 comentários:

  1. Aii, Dani... como eu tenho dificuldade em arrumar as coisas! Não sou nada organizada, parece que tenho até problemas com isto rsrs. Vou tentar seguir tuas dicas preciosas... até porque há anos ouço que bagunça, deixar o que não precisa mais deixa a vida estagnada, né?

    ResponderExcluir
  2. Mih deixa sim...tem que renovar, o velho já cumpriu a sua função...agora permita o novo entrar...novos ciclos = renovações

    :) bjus

    ResponderExcluir