segunda-feira, 31 de março de 2014

Entre o amor e o fogo

Esse texto de Carlos Solano nos mostra como sábios (lembrando que todos somos, porém enquanto alguns estão adormecidos, outros já evoluiram) protegem, cuidam e renovam sua vida dentro de um lar. Deixar que o fogo aqueça nossa alma e nos traga tudo que queremos colher. A paz, o amor, a fé começam dentro do nosso lar. E nele protegemos aqueles que alí habitam. Divido com vocês um texto maravilhoso e acolhedor desse escritor. 


“Amanhece no calmo vilarejo. Uma mulher abre a janela para o sol, pede ao espírito do fogo visitar a casa e abençoá-la com raios revigorantes. Depois disso, reúne a família diante do altar. Acende o fogo das ervas: numa tigela de barro, queima alecrim e louro (pelo sucesso) com um pouco de açúcar (pelo afeto), com boas intenções para o dia. O perfume delicioso permeia a casa e purifica os males e obscurecimentos. Agora ela deve escolher a vela: para a paz, as azuis. Mais energia? Amarelas ou vermelhas. Amor, vela rosa. Para a abundância, pensa no verde...Ela recita uma prece e abençoa a vela, ainda apagada, aconchegando-a ao coração. Pensa em algo bom. Deixa o sentimento crescer até se tornar pleno. Nesse momento, acende a vela e diz a intenção para o fogo. A chama reflete os sentimentos para a casa. Satisfeita, ela escreve o que a família precisa curar e entrega o papel para a vela. A fumaça leva o pedido para o alto. Ela sorri. Acredita que os anjos respondem com bençãos especiais. Recolhe as cinzas, espalha pelo lugar, prolonga a presença do sagrado. Por fim, oferece flores para a casa, que fica iluminada com beleza e delicadeza. Agora a mulher se sente pronta para o dia. Olha lá fora, está frio, é inverno. Ela sabe...Nosso mundo é vivo e faz um lento respirar ao longo do ano: no verão, a paisagem expira calor e luz e depois adormece. No inverno, a terra inspira a força espiritual do céu e fica bem desperta. Dizem que, nesta época, a energia das plantas se recolhe nas raízes, que no fundo da terra tudo é vida...A mulher sorri em paz, se preparou. Ela sabe...Como é na terra, assim é com o nosso coração.


Anoitece na cidade grande. Um homem chega cansado do trabalho, liga o interruptor e pensa: “que a luz esteja nesse lugar”. A eletricidade é o fogo que percorre as veias da casa. A lâmpada acende, fluorescente e econômica, mas é amarela, “pois a luz branca agride a pele e a saúde”, ele leu em algum lugar. O homem olha a parede e pensa em pintá-la com cores mais quentes. Quer de volta a alegria de um vermelho, a auto-estima de um laranja, quer se comunicar e conviver...Será que um amarelo poderia lhe ajudar? Com fome, ele liga o micro-ondas. Desliga. Leu que as ondas empodrecem o alimento. Prefere o fogão. Acende a TV, o fogo eletrônico em volta do qual a família toda se reúne. Calada. O fogo da TV pode tanto nutrir como destruir...Ele bem sabe. É preciso escolher muito bem o que ver, o que viver. Ele vê a lareira e lembra que a palavra “lar” vem daí, do fogo protegido. Fogo íntimo. Chama o filho e a mulher, acendem a lareira, dedicam a fogueira “ao amor, ao calor e à amizade nesta casa”. Ouvem uma música, conversam sobre o dia e, de repente, ele se lembra de uma poesia do Drummond: “Meus amigos foram as ilhas. Ilhas perdem o homem. Entretanto alguns se salvaram e trouxeram a notícia de que o mundo, o grande mundo, está crescendo todos os dias entre o fogo e o amor. E então meu coração também pode crescer. Entre o amor e o fogo. Entre a vida e o fogo. Meu coração cresce dez metros e explode. Oh vida futura! Nós te criaremos”. Ele sorri, descansado. O amor e o fogo se uniram em seu coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário