quarta-feira, 16 de abril de 2014

Esquentando a vida com ....Pimentas !

Vamos falar da nossa estrela ardidinha que ameniza dores...
Famosa por ser um "amuleto" que afasta o azar e a inveja (basta ter um vaso com pimenteira na entrada de casa) é também um aquecedor natural nas baixas temperaturas. Elas tem o dom de trazer vida a mesa com suas cores e é indicada, principalmente, às pessoas muito doces que são mais vulneráveis as agressões externas, pois muita doçura deixa a pessoa hipersensível...(não sou doce, mas adoro pimenta..rsrs) e também são analgésicos naturais que podem evitar dores de cabeça e doenças inflamatórias.


Na medicina chinesa (que por sinal tem me atraído na leitura) há muito descobriu a pimenta vermelha como um fator de equilíbrio da energia do corpo (Yin Yang)...

Além de ser um analgésico natural no alívio de dores de cabeça e melhorar doenças inflamatórias, a pimenta nos oferece, em apenas uma colher de sopa, vitamina A (70% da recomendação diária), C (mais de 100% da recomendação diária), além de outros nutrientes. Possui Capsaicina (pimentas vermelhas) e piperina (pimentas verdes) que nos traz a sensação ardida e são responsáveis pela liberação de endorfina (analgésicos naturais). Descongestiona, expectora, e ainda previne o reumatismo. Mas o exagero não é recomendável pra quem sofre de úlceras, gastrites e hemorróidas e também, com o exagero no consumo, pode destruir os sensores nervosos da boca, afetando o paladar, e muitas vezes, fazendo com que a pessoa consuma pimentas cada vez mais fortes, uma vez que não sente mais o ardido...como vale sempre dizer, tudo tem sua dose certa...o que é demais sempre é prejudicial.

Dica: a água acentua o efeito picante, o leite ameniza...assim vemos na culinária indiana acompanhadas de iogurtes...

Como todo e qualquer alimento, somente com o uso contínuo e habitual que conseguiremos ver as melhorias no nosso corpo...

E porque não fazer seu próprio molho de pimenta caseiro ou sua geléia, ou ainda um chá para o consumo diário dos benefícios que essas pequenas notáveis podem nos acrescentar? Vamos aproveitar essa queda de temperatura que pede por aconchego e calor?




Molho de Pimenta (Aqui em casa é o marido que faz - A D O R O!)

Separe um vidro com tampa, devidamente limpo e esterilizado:
acomode os ingredientes picados até um pouco depois da metade do vidro: pimenta de sua preferência e se preferir, alho descascado e picado.
Acrescente óleo de soja até a medida de dois dedos da boca do vidro e feche (no processo ele vai "crescer" e se encher o vidro até a boca, pode vazar)...deixe curtir em um lugar onde você possa acompanhar a “curtida”...é muito gratificante acompanhar esse processo...quando o óleo estiver na tonalidade da pimenta, experimente...e se estiver do seu agrado, comece a utilizá-lo...e com o passar do tempo ele ficará mais curtido e delicioso. Por ser um molho caseiro o tempo de uso e de qualidade, depende do modo de armazenamento e cuidados, como colheres limpas e vedar bem o vidro após o uso.



Geléia de Pimenta

1,5 kg de açúcar
1 x de vinagre branco
1 kg de pimenta dedo-de-moça, cortada em pedacinhos bem pequenos
1 x de suco de limão
1 pacote de pectina natural (utilizada para preparo de geléias)

Leve o açúcar, o vinagre e a pimenta ao fogo. Assim que começar a ferver, retira a mistura do fogo e deixe esfriar. Acrescente o suco de limão e leve ao fogo alto por 2 minutos, mexendo sem parar. Abaixe o fogo, junte e pectina e vá misturando com a colher de pau. Guarde a geléia em potes de vidro devidamente limpos e esterilizados. Como a pimenta tende a se acumular no fundo, vire os potes de vez em quando, até esfriar, garantindo que a pimenta fique distribuída por toda a geléia.
Sirva com carnes vermelhas, queijos, torradas, e com chocolate :)



Chá de Pimenta

Em uma panela coloque açúcar, canela, cravo, gengibre (se tiver) e uma pimenta dedo-de-moça grande. Leve ao fogo para caramelizar. Quando estiver caramelizado, acrescente as frutas que preferir (essa parte fica a seu critério tanto no paladar quanto a disponibilidade do que tem em casa).  Acrescente água quente (não fervida)...espere levantar fervura, deixei uns 3 minutos e pronto!!! Consumir quente ou frio.

e não se esqueça do vaso de pimenteira que falei lá no começo...além de lindo ainda dá aquela ajudinha extra na proteção do seu lar :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário