quarta-feira, 9 de julho de 2014

O chakras e suas características

Acabei de entrar no "mundo" dos chakras e divido aqui algumas informações básicas referentes a cada chakra e assim podemos, através deles, 
harmonizar nosso corpo, mente e espírito.
Lembrando que existem diversas formas de harmonização dos chakras...
cada um pode escolher o método que preferir.
Os chakras são a base do nosso Ser, a ponte de ligação do nosso EU com o Divino.


Abrimos nossas gargantas ao canto, unimo-nos no amor forjado através da inércia do fogo, dançamos nas águas da dualidade e encontramos nosso caminho de volta a Terra, 
porque todos os chakras estão dentro de nós, acordados, vivificados, parte de um só ser, 
unidos da base à coroa, energizados e completamente iluminados .
Do Um à multidão e da multidão ao Um. Somos a ponte do Arco Íris entre os mundos.” 
(desconheço o autor)



CHAKRA DA RAIZ/BASE OU PRIMEIRO CHAKRA
(MULADHARA – “suporte raiz”)

Lótus Vermelho de 4 pétalas

CHAKRA DA ENERGIA DO CAMPO FÍSICO

Localização - Base da coluna, onde o sacro se une ao cóccix (parte posterior do corpo); área do osso pubiano (parte anterior do corpo)

Relação com - Pés e pernas

Cores - Vermelho e Amarelo (quando o cliente tiver pressão alta, problemas cardíacos e AVC não usar vermelho – usar laranja ou amarelo)

Regência - Planeta Mercúrio – articulação, entre o céu e a Terra.

Elemento – Terra – ação de ancoramento

Partes/órgãos do corpo - Glândulas supra-renais (produção de cortisol, adrenalina), bexiga, genitais, espinha, quadris, aparelho locomotor, ossos, unhas, dentes, anus, reto, instestino grosso, plexo coccígeo, útero e próstata.
Tratamos as doenças do sangue, fígado e bexiga.
Sistema reprodutor feminino: feminilidade.
Útero: poder de ser eu mesma e realizar aquilo que tenho vontade, é a natureza íntima da mulher, seu jeito de ser.
Sistema Urinário: vias excretoras do corpo. Interação e o contato entre o mundo interno e o externo. Expressão daquilo que verdadeiramente sentimos.
Próstata: prazer do homem em tudo o que faz.
Funções - Expressão criativa, abundância, sede da energia kundalini (energia intensa que normalmente repousa como uma serpente na base da espinha, mas pode ser despertada por meio da meditação), segurança (realidade física), sucesso (dinheiro).
Nobre ato de ceder e dar passividade, sem perder a integridade, quem mais cede, maior fica.
O fato de gerar nova vida em seu interior revela sua grande capacidade e fibra para lidar com situações da vida.
FIBRA, DETERMINAÇÃO – COMEDIMENTO

No despertar da Kundalini: Chakra do mundo material. A gravidade atraente da matéria. A força que reúne a energia e lhe dá forma. É nesse chakra que cria a densidade que nós conhecemos com o mundo físico.
Conexão primária a matriz da vida terrestre. Aqui encontra-se a energia serpentina da Deusa Kundalini Shakti onde manifesta-se. Dorme enroscada em 3 voltas e meia ao redor desse chakra mantendo-o junto a matéria. Quando acordada, a Kundalini remonta a coluna, perfurando e despertando cada chakra de uma vez rumo ao encontro divino com Shiva, o qual a espera em estado de consciência plena.
Para ter o suporte apropriado para essa longa viagem, são necessárias profundas raízes na terra. Aqui é a casa, a paz e a solidez que se encontra no mundo natural.

Temas da vida relacionados - Vontade de viver/ser, instinto de sobrevivência, poder, agressão, segurança, grounding (fundamentação), dinheiro, emprego, fertilidade, lar, sentido de pertencer, confiança, reação de "luta ou fuga", aceitação de si mesmo, encorajamento físico, sustentação, criatividade

Possíveis problemas quando está desequilibrado
Emocional: Medo de estar no mundo, sentir-se ameaçado nas áreas acima, agressividade, atitude defensiva, incoerência, inconstância, tendência a acessos de pânico, irritação.
Físico: Distúrbios digestivos, diarréia crônica, enterite, constipação, hemorróidas, impotência, problemas com: ânus, intestino grosso, cóccix, sacro, espinha, região lombar.

Em equilíbrio - Fiel a si mesmo, firme, inabalável.


 CHAKRA DO SACRO/SEGUNDO CHAKRA/CHAKRA UMBILICAL
(SVADHISTHANA - “nosso próprio lugar”)

Lótus Laranja de 6 pétalas

Localização - Entre o osso pubiano e o umbigo (5 cm abaixo do umbigo)

Relação com - Calcanhares e pulsos

Cores - Laranja e Vermelho

Regência – Vênus – beleza, brilho, harmonia e amor dual (o outro)

Elemento – Água – elemento de ligação – conteúdo sem forma

Partes/órgão do corpo - Órgãos reprodutores, testículos (testosterona no homem), ovários (estrogêneo e progesterona na mulher), funções líquidas do corpo, órgãos digestórios, rins, trato urinário, região lombar, plexo sacro, próstata, baço, rins, fígado, pâncreas e supra renais.
Tratam-se doenças: cólica, colite, febre e diarréia.
Pâncreas: produtor da insulina (transforma glicídeos em energia para o corpo) e enzimas digestivas (digestão das proteínas e gorduras).
Rins: filtragem
Fígado: auxilia no bom funcionamento

Funções - Sentimentos, centro emocional e foco das energia sexual e sensual.
Abrir-se para a vida e às pessoas, extraindo o melhor das situações;
Alegria e descontração, motivação para viver, absorver alegremente os acontecimentos do nosso meio é o fator fundamental para o funcionamento do pâncreas.
O pessimista é o “pivô” da redução das funções do pâncreas.
A pessoa pessimista, com sua visão de derrotas, age como se a vida conspirasse contra si.
A filtragem dos rins estabelece a relação com o âmbito da parceria, representam a percepção do amor através do outro.
Rim direito: diz respeito a sua relação com o mundo, capacidade de lidar com as situações do ambiente externo, com os acontecimentos desagradáveis e as críticas dos outros.
Rim esquerdo: refere-se a relação consigo mesmo, em como você se trata. Ex.: após não ter se saído muito bem em uma situação, ter feito ou falado determinadas coisas que não soaram legal, você se desliga do “furo” ou fica se punindo, se cobrando por não ter feito o certo.
Com o fígado em bom funcionamento, somos comedidos e moderados diante dos fatos que ocorrem à nossa volta. Ex.: pessoa extremamente nervosa. Dito popular → deve estar mal do fígado

No despertar da Kundalini: Natureza dual da existência em constante ascensão e fluxo de polaridade. Opostos atraindo-se, movendo-se e flutuando um para o outro à união primitiva para fundir-se juntos como um só Ser.
Fluxo principal da energia da força vital arrastada pelas correntes da alma, com urgência, por nossos desejos e aflições. A Kundalini serpenteia e de uma vez só une e divide criando o eterno Yin Yang da existência. No corpo este chakra emana do sacrun, quadris e da pélvis, É a semente do movimentos, sensações, prazer, desejo e emoções. É onde dois corpos se conectam em comunhão erótica e convertem-se em um abraço elevado abrindo as águas da paixão e seu oceano de bençãos.

Temas da vida relacionados - Vitalidade, alegria de viver, sexualidade, sensualidade, refinamento de sentimentos, relacionamentos, compartilhamento, intimidade, prazer, libido (sensualidade e encantamento), sensações, apetite, desejos, auto-estima, expandir, criar, conectar, criar laços, expansividade, dinamismo, liberdade, aceitação incondicional, segurança para tocar e unir-se ao outro sem medo e sem culpa, impulsos sexuais, poder físico, fertilidade, vontade de ter, sobreviver e sentir a vida fluir pelo seu corpo denso, o mundo é um lugar de luta e objeto de conquista.

Possíveis problemas quando desequilibrados
Emocional: Falta de amor-próprio e de auto-aceitação, problemas com temas nas áreas acima, dificuldade em digerir as emoções, incapacidade de comprometimento, insatisfação sexual.
Físico: Problemas com genitais, próstata, órgãos reprodutores, intestinos grosso e delgado, bexiga, apêndice, estômago, nervo ciático, região lombar, sacro, região sacral.

Quando em equilíbrio - Aberto, receptivo, gosta de se divertir.


CHAKRA DO PLEXO SOLAR OU TERCEIRO CHAKRA
(MANIPURA - “Jóia brilhante”)

Lótus Amarelo de 10 pétalas

Localização - No plexo solar, entre o umbigo e a base da caixa torácica

Relação com - Pernas e antebraços

Cores - Amarelo e Vermelho

Regência – Marte – Ação. Base emocional do Ego.

Elemento – Fogo

Partes/órgão do corpo - Estômago, fígado, glândulas supra-renais, vesícula biliar, pâncreas (reguladora da insulina e produtora de enzimas digestivas), plexo solar, baço, sistema digestório, intestino, região dorsal, veias

Funções - Centro do Poder e da Sabedoria
CENTRO DE TODAS AS EMOÇÕES.
BAÇO: responsável pela energia do corpo físico
Estômago: refere-se a aceitação. A escolha do que é bom ou ruim para nós (aprender/saber selecionar) e também a produção das emoções (raiva, alegria, atração, aversão e o medo)
Gastrite: associa-se à postura interna da pessoa em engolir as emoções básicas.
Úlcera: corroer-se por dentro, sua tendência básica é de introjetar suas emoçoes em vez de colocar para fora o que sente.
Intestino Delgado – o pré-julgamento é um dos fatores mentais que interferem no processo de absorção do intestino delgado, comprometendo sua função em aproveitar e beneficiar as substâncias ingeridas com o alimento.
Intestino Grosso – eliminação do que não é mais útil para nós, tem tambéma função na absorção da água (líquidos), demonstra que esse órgão trata de maneira mais profunda os conceitos mais sutis dos acontecimentos, representando a absorção do extrato da vida.

No despertar da Kundalini: Da Terra passando pela água até o fogo. A Divina faísca de consciência inflama das chamas de nossas vontades para queimar toda a resistência revitalizando todo o corpo. Pulsantes chamas de energia nos animam para despertar em nós o poder, para arder em nós um propósito, para fortalecer a nossa vontade, para manter essa chama viva durante todas tribulações e provas enquanto queimamos através dos obstáculos, em uma crescente liberdade e poder. Deixe que essa chama torne-se mais intensa. Deve-se treinar bem esse poder atravez de uma prática constante condensando as energias de dentro e fora de nós. Não é uma tarefa simples compreender o caótico e acender o fogo da Kundalini tomando o controle sobre essa energia para depositá-la em vosso ventre e florescer um poder. Esse fogo nos sustenta e transporta enquanto queimamos o ego e nos dissolvemos na gema brilhante que é a verdadeira fonte de poder.

Temas da vida relacionados - Poder pessoal, domínio, vontade, controle, autodeterminação, autoconhecimento, autoafirmação em Ser humano, força, propósito, medo e ansiedade, fraqueza, bem estar, autosuficiência, conectar, focar nossa energia física a energia solar, passagem das energias emocionais, regula sensação de felicidade e irritabilidade

Possíveis problemas quando está desequilibrado
Emocional: Sensação de estar bloqueado, culpa e vergonha, racionalização de sentimentos, dependência nas relações.
Físico: Problemas com os duodeno, sistema linfático, rins, região lombar, energia reprimida no nível celular, pode causar câncer, artrite, anorexia, bulimia, úlceras.
Obs.: a raiva entra pelo chakra do plexo solar e sai pelo chakra cardíaco

Quando em equilíbrio - Espontâneo, desapegado de pessoas e coisas, auto-estima saudável, alívio das tensões e ansiedades, autocontrole, eficiente no mundo.



CHAKRA DO CORAÇÃO OU QUARTO CHAKRA – CHAKRA CARDÍACO
(ANAHATA - “inatácavel ou ileso”)

Lótus verde de 12 pétalas

Localização - Meio do Peito

Relação com - Joelhos, cotovelos, região pélvica

Cores - Verde e Rosa
Verde → cura
Rosa → amor sentimental

Regência – Júpiter – aquele que expande. Fé.

Elemento – Ar

Partes/órgãos do corpo - Coração, glândula timo (glândula linfática), pulmões, circulação e pressão sanguínea, sistema imunológico, parte superior das costas, braços, mãos, seios e nervos.

Funções - Amor, compaixão
Circulação sanguinea: expressão da individualidade; representa a alma, suprindo o corpo de vida.
Alegria nas pequenas e grandes coisas da vida é importante para suprir energeticamente o suco da vida: “sangue”
Quando vivemos alegremente, mantemos o euilíbrio orgânico, gostar de viver e curtir cada instante da vida, se colocar por inteiro em tudo que faz (fazer fluir).
Coração: centro do amor incondicional, ânimo pela vida, motivação pessoal. Entusiasmo e alegria de viver, símbolo do sentimento. Nesta região concentra-se a maior quantidade de energia vital, a qual é responsável, a qual é responsável pelos batimentos cardíacos, distribuindo vitalidade através do sangue para todo o corpo.
Seios: afetividade, satisfação em dar seu afeto, doação e entrega de si. Doação refere-se a capacidade de se dedicar ao que gosta, se entregar; não restringe sua atuação na vida.
Timo: sistema de defesa do corpo, área do sentimento e não da razão.

No despertar da Kundalini: Enquanto subimos para a suavidade e a amplitude do céu. Agora a serpente Kundalini nos eleva sobre asas de amor para abraçar o despertar do espírito divino o qual anima o coração a abrir-se e voar livre. Expandindo no elemento ar a cada respiração, fluimos em direção ao infinito. Torna-se claro e imenso em nosso interior, dançando alegremente com o outro entramos no mistério do amor e dos relacionamentos, transcendendo o ego e viajando com outros para o interior do divino círculo do coração unindo céu e terra, masculino e feminino, mente e corpo, em perfeito equilíbrio. O coração é um lugar cômodo, terno, profundo, o lugar da compaixão e união. Uma vez acordado, o coração pulsa com o ritmo da vida pulsando seu amor em todas nossas relações, em nós mesmose nos demais, na cultura e no plante, no humano e no divino. A medida que abrimos nossos corações, conectamos com o coração Universal amanhecendo nas fronteiras da consciência social.

Temas da vida relacionados - Ser capaz de dar e receber amor, amor incondicional, unidade, compaixão, bondade, amor-próprio, paz, confiança, desenvolvimento espiritual, perdão, autoestima, vibração do desapego e amor universal/amor espiritualizado – saúde e amor se entrelaçam, aceitação da vida, força curadora, paz conosco e com o universo.

Possíveis problemas quando está desequilibrado
Emocional: Medo do amor e da intimidade, medo de ser tocado fisicamente, medo de acolher outros.
Físico: Problemas com coração, ataques cardíacos, pressão sanguínea e circulação, doenças do sistema imunológico, glândula timo, artérias, seios, quadris, pulmões, brônquios, esôfago, diafragma, espinha torácica.

Quando em equilíbrio - Mostra sentimentos impessoais e amor incondicional, cria empatia, responsável, cheio de boa vontade, compassivo, dedicado e humilde, mente aberta e voltada para os outros, dá com desapego sem esperar recompensas.



CHAKRA DA GARGANTA OU QUINTO CHAKRA – CHAKRA LARÍNGEO
(VISHUDHA - “purificação”)

Lótus Azul de 16 pétalas

Localização - Região da Garganta

Relação com - Região pélvica e ombros

Cores – Azul

Regência – Saturno – responsabilidade junto ao social

Elemento – Éter

Partes/órgãos do corpo - Garganta, voz (cordas vocais), glândula tireóide, região superior dos pulmões e braços, trato digestivo, pescoço, mandíbula, esôfago, metabolismo, vias respiratórias, pulmão e brônquios.

Funções – Comunicação
Pulmão: órgão de contato e relacionamento com a vida
Tireóide: organização e ponderação interior, equilibrio e bom senso entre o pensar e o agir, comunicação e expressão corporal.
Liberdade de ser como você é.
Brônquios: relação entre o interno e o meio externo. Sincronismo entre os sentimentos próprios e as emoções produzidas pelo meio.
Bronquite: não sabe lidar com as sensações produzidas pelo ambiente, necessidade de chamar a atenção através do isolamento e da chantagem.
Vias respiratórias: gripes e resfriados – confusão interior, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Invasão de vírus. Pessoas que se deixam invadir em suas opiniões.
Renite: deixar-se agredir pela situação, irritação com a forma que as coisas acontecem ou como os outros são.
Renite crônica: mau cheiro – demonstra o desejo de distanciar as pessoas com seus comentários desagradáveis ou suas intrigas.
Renite alérgica: postura interna de alerta às situações que possam ocorrer na sua vida. A pessoa é propensa a mania de perseguição.
Sinusite: implicância com alguém próximo.

No despertar da Kundalini: No círculo etérico do chakra laringeo, a Kundalini desperta no centro das vibrações interiores enquanto o somo elevado pelo ar mediante o fôlego abre a nossa expressividade para a música das estrelas, escutamos o sussurro da voz interior. Escutamos o sol que eleva-se para fora do coração. A partir do “aum” ancestral, ondas de vibrações por toda a criação ressonando, expressando, harmonizando, sincronizando, permitindo as nossas vozes contarem nossas verdades, o coro da vida, de dentro pra fora, nossa auto-expressão flui em vibrantes ondas nos elevando mais e mais profundamente para a verdade que reside em nosso interior e para a verdade que encontramos no lado de fora para a essência dentro da vibração para o som, para a linguagem, comunicação e expressões de criatividade, transformando música, conhecimento e poesia através do tempo.

Temas da vida relacionados - Auto-expressão, comunicação, ser capaz de receber e aceitar amor e devoção, criatividade, senso de responsabilidade, abundância, fala, centro de expressão humana, libera o medo da comunicação com os outros, confiança e segurança para falar a nossa verdade, saber ouvir e ser ouvido, saber falar e saber calar, saber o que falar.

Possíveis problemas quando está desequilibrado
Emocional: Rigidez, relutância em comprometer-se, frustração na comunicação, medo de expressar-se e de desenvolver a própria individualidade.
Físico: Problemas com garganta, pescoço, ombros, tireóide, glândula timo, pulmões, sistema imunológico, brônquios, sistema nervoso, boca, dentes, língua, maxilar, traquéia, espinha cervical.Também nas doenças de asma, fadiga, obesidade, vertigense gagueira.

Em equilíbrio - Capaz de desenvolver e aperfeiçoar a auto-expressão criativa, capaz de dizer o que precisa dizer, boa auto-imagem e aceitação interior, devotado, confiável e pacífico; cantar (e talvez pintar) ajuda a equilibrar o chakra da garganta.



CHAKRA DO TERCEIRO OLHO / SEXTO CHAKRA / CHAKRA FRONTAL
(AJNA - “sentir e controlar”)

Lótus Índigo de 2 pétalas

Localização - Entre as sobrancelhas, em torno de 2,5 cm acima do centro das sobrancelhas

Relação com - Testa

Cores - Indigo

Regência – Urano - Libertação através do conhecimento; novas ideias.

Partes/órgãos do corpo - Glândula pituitária, regula glândulas endócrinas, cérebro inferior, hipotálamo, olhos, nariz, espinha, ouvidos, sistema nervoso autônomo, plexo carótideo e hipotalâmico, ouvidos.

Funções - Centro intuitivo, sede de vontade e da clarividência, comanda a personalidade, coloca ideias em prática, comanda a personalidade criativa e auxilia a concretizá-las.
Pituitária ou Hipófise: centro da imaginação, criadora e mantenedora da tela mental, responsável pelo nosso senso de realidade.
Fossas nasais (nariz ou cavidade nasal): primeiro contato entre o externo com o mundo interno. Habilidade para lidar com os palpites e sugestões de outras pessoas.
O ar tem relação com as ideias a respeito das situações; é a maneira como pensamos referentes a elas e os comentários feitos pelos outros acerca do assunto.
Espirro: impulso de defesa contra a presença de energias negativas.
Olhos: representam nossa capacidade de ver claramente o presente, o passado e o futuro.
Ouvidos: nossa capacidade de ouvir
Otite: consequência da raiva; não quer ouvir; tumulto demais a sua volta
Surdez: rejeição. Teimosia, isolamento, não quer ouvir, está saturado
Zumbido: não presta atenção à voz interior, teimosia.

No despertar da Kundalini: Kundalini é agora uma brilhante serpente de luz desenroscando-se no mais profundo de nossa meditação para abrir o sexto chakra, o terceiro olho, o centro da visão, percepção e ao ilimitado mundo da luz. As duas pétalas desse chakra levam a resolução da dualidade ao único ponto de concentração do terceiro olho. Chakra da percepção, da imaginação, o lugar do qual se revela a brilhante luz interior. Foque sua consciência neste ponto para descobrir a intuição, para liberar a visão, para se banhar na eterna beleza do mundo interior. A medida que eleva sua consciência penetra atravéz da ilusão, trazendo a claridade. Enquanto o terceiro olho se abre entre os dois olhos físicos, entramos em profunda meditação, revelando a luz interior. Mantenha-se estável entre seus muitos pensamentos e encontre o portal nos mistérios interiores da iluminação. Enquanto se descobrem elegantes formas através dos olhos da mente, siga essas formas para descobrir e alcançar seus sonhos. Procure orientar sua visão dentro de uma postura tranquila de seu mundo interior.

Temas da vida relacionados - Controle do pensamento, visão interior e compreensão, telepatia, inspiração, despertar espiritual, imaginação, intuição, personalidade integrada. Ponte de ligação entre consciência e o mundo espiritual/ sintonia com o guia interior, poderes de clarividência e psíquicos, poder da mente, auto percepção,

Possíveis problemas quando está desequilibrado
Emocional: sentir-se racional, julgador, ilusões, alucinações, esconder os sentimentos atrás de pensamentos.
Físico: Tumores cerebrais, derrames, insônia, desequilíbrios hormonais, dores de cabeça, enxaquecas, sinusite, tontura, depressão, doenças do sistema nervoso autônomo, dos ouvidos, dos olhos, da espinha e do sistema endócrino, problemas com o hemisfério esquerdo do cérebro e o olho direito.

Quando em equilíbrio - Sente a alegria divina, despertar espiritual, consciência de Deus e configuração feliz, a meditação facilita a abertura do chakra do terceiro olho.


CHAKRA DA COROA / SÉTIMO CHAKRA / CHAKRA CORONÁRIO
(SAHASRARA - “multiplicado por mil”)

"O Chakra da Coroa é o chakra mais elevado e não pode ser influenciado em termos de abertura ou fechamento. Ele se abre automaticamente quando desenvolvemos a espiritualidade. Quando estamos espiritualmente despertos, este chakra está aberto e há consciência cósmica, unidade com o divino e com todas as coisas, temos vitalidade e somos alegria, aceitação e jovialidade."

Localização - No topo (coroa) da cabeça

Relação com - Glândula pineal

Cores - Violeta (púrpura) e branco

Regência – Netuno – memória bioenergética, inspiração e compreensão universal

Elemento – Ar

Partes/órgãos do corpo - Glândula pineal, cérebro superior, sistema nervoso, plexo córtex cerebral

Funções - Ligação com o Eu Superior, transmuta energia/auto compreensão, esclarecimentos, portão de entrada de energias superiores, reconecta o indivíduo à consciência infinita, fonte de inspiração, sabedoria e compreensão, consciência e iluminação
Glândula Pineal: consciência e lucidez – suprema coordenação sobre os fatos. O despertar para a vida, imbuídos de uma profunda vontade de ser atenuantes nas situações, optando pela vidae não viver com os impulsos dos desejos que morrem no nascedouro, mas sim, persistentes naquilo que escolhemos ser e fazer.
Sistema Nervoso: é responsável pela recepção e absorção dos estímulos provenientes do meio externo, no mundo interno. Ele recebe os estímulos da vida e os transforma o córtex cerebral em sensações, ou seja, em algo que a consciência percebe. Através do sistema nervoso, são recebidas a todo instante, uma série de informações que são captadas pelos sensores. Essas informações provocam sensações, as quais são registradas na mente, estabelecendo um padrão de comportamento de como agir diante de tal situação.

No processo do despertar da Kundalini - Uma vez que vimos o atalho, a serepente Kundalini encontra seu caminho ascendente pela coluna para perfurar o chakra coronário (topo da cabeça). Totalmente completo da base à cabeça. O sétimo chakra pode agora florecer como o lótus de mil pétalas da consciência infinita que emana do ponto sem dimensóes da consciência interior. Essa é a sua consciência, acordada, consciente, inteligente, divina, sempre desdobrando-se na consciência infinita. A natureza da consciência não tem limites. Aquieta sua mente nas pétalas interiores que se desdobram; testemunham as faíscas de iluminação que se desdobram a medida que a Kundalini se encontra com seu companheiro divino Shiva. Shiva quem dá a vida às estrelas e te eleva para além do plano inferior para viajar no coração do cosmos para a própria inteligência da criação, o reino da mente divina, a consicência universal que é a fonte de tudo. E agora, viajamos de volta descendo através de cada chakra mais uma vez na corrente da manifestação sabendo que despertamos o lótus de mil pétalas da consciência cósmica e vimos a beleza do mundo interno.

Temas da vida relacionados - Consciência da unidade, auto-realização, consciência espiritual, sabedoria, consciência ampliada, intuição, ligação com o Eu Superior, com o guia interior e com o amor oniabrangente, sentimento de unicidade, benção e pureza, realidade tridimensional dos sentidos e das formas, crenças e pensamentos.

Possíveis problemas quando está desequilibrado - Quando o chakra não é desenvolvido, a pessoa é muito materialista (apega-se ao plano material)

Possíveis doenças - Distúrbios de funcionamento do cérebro e dos nervos, tumores, derrames, problemas com a espinha; desordens, totalmente alienado, em choque profundo, incapacidade de encarar a realidade. 

Quando em equilíbrio - Faz com que você seja completamente ciente do mundo e de si mesmo. Traz sabedoria e conexão com o mundo.
 




Fontes de pesquisa: internet, apostilas, folhetos/artigos informativos, recortes de revistas.