segunda-feira, 31 de março de 2014

Entre o amor e o fogo

Esse texto de Carlos Solano nos mostra como sábios (lembrando que todos somos, porém enquanto alguns estão adormecidos, outros já evoluiram) protegem, cuidam e renovam sua vida dentro de um lar. Deixar que o fogo aqueça nossa alma e nos traga tudo que queremos colher. A paz, o amor, a fé começam dentro do nosso lar. E nele protegemos aqueles que alí habitam. Divido com vocês um texto maravilhoso e acolhedor desse escritor. 


“Amanhece no calmo vilarejo. Uma mulher abre a janela para o sol, pede ao espírito do fogo visitar a casa e abençoá-la com raios revigorantes. Depois disso, reúne a família diante do altar. Acende o fogo das ervas: numa tigela de barro, queima alecrim e louro (pelo sucesso) com um pouco de açúcar (pelo afeto), com boas intenções para o dia. O perfume delicioso permeia a casa e purifica os males e obscurecimentos. Agora ela deve escolher a vela: para a paz, as azuis. Mais energia? Amarelas ou vermelhas. Amor, vela rosa. Para a abundância, pensa no verde...Ela recita uma prece e abençoa a vela, ainda apagada, aconchegando-a ao coração. Pensa em algo bom. Deixa o sentimento crescer até se tornar pleno. Nesse momento, acende a vela e diz a intenção para o fogo. A chama reflete os sentimentos para a casa. Satisfeita, ela escreve o que a família precisa curar e entrega o papel para a vela. A fumaça leva o pedido para o alto. Ela sorri. Acredita que os anjos respondem com bençãos especiais. Recolhe as cinzas, espalha pelo lugar, prolonga a presença do sagrado. Por fim, oferece flores para a casa, que fica iluminada com beleza e delicadeza. Agora a mulher se sente pronta para o dia. Olha lá fora, está frio, é inverno. Ela sabe...Nosso mundo é vivo e faz um lento respirar ao longo do ano: no verão, a paisagem expira calor e luz e depois adormece. No inverno, a terra inspira a força espiritual do céu e fica bem desperta. Dizem que, nesta época, a energia das plantas se recolhe nas raízes, que no fundo da terra tudo é vida...A mulher sorri em paz, se preparou. Ela sabe...Como é na terra, assim é com o nosso coração.


Anoitece na cidade grande. Um homem chega cansado do trabalho, liga o interruptor e pensa: “que a luz esteja nesse lugar”. A eletricidade é o fogo que percorre as veias da casa. A lâmpada acende, fluorescente e econômica, mas é amarela, “pois a luz branca agride a pele e a saúde”, ele leu em algum lugar. O homem olha a parede e pensa em pintá-la com cores mais quentes. Quer de volta a alegria de um vermelho, a auto-estima de um laranja, quer se comunicar e conviver...Será que um amarelo poderia lhe ajudar? Com fome, ele liga o micro-ondas. Desliga. Leu que as ondas empodrecem o alimento. Prefere o fogão. Acende a TV, o fogo eletrônico em volta do qual a família toda se reúne. Calada. O fogo da TV pode tanto nutrir como destruir...Ele bem sabe. É preciso escolher muito bem o que ver, o que viver. Ele vê a lareira e lembra que a palavra “lar” vem daí, do fogo protegido. Fogo íntimo. Chama o filho e a mulher, acendem a lareira, dedicam a fogueira “ao amor, ao calor e à amizade nesta casa”. Ouvem uma música, conversam sobre o dia e, de repente, ele se lembra de uma poesia do Drummond: “Meus amigos foram as ilhas. Ilhas perdem o homem. Entretanto alguns se salvaram e trouxeram a notícia de que o mundo, o grande mundo, está crescendo todos os dias entre o fogo e o amor. E então meu coração também pode crescer. Entre o amor e o fogo. Entre a vida e o fogo. Meu coração cresce dez metros e explode. Oh vida futura! Nós te criaremos”. Ele sorri, descansado. O amor e o fogo se uniram em seu coração.



sexta-feira, 14 de março de 2014

Terapia Animal


Hoje é dia nacional dos animais e para homenageá-los vamos saber o auxílio que eles tem nos dado nas terapias do amor - sim, do amor, afinal, é uma terapia de amor incondicional.

A interação com os bichos é a solução prescrita tanto para dores do íntimo – solidão, síndrome do pânico, depressão, por exemplo – como para dificuldades motores e problemas de relacionamento e aprendizagem.
A interação promove sensações de bem-estar nos homens e nos animais. É uma relação que proporciona o aumento da liberação de endorfinas, dopamina e outros hormônios. Auxilia na diminuição da pressão arterial, da frequência cardíaca, da ansiedade e dos níveis de cortisol, o responsável pelo estresse.

Moluscos já foram utilizados em tratamentos com crianças especiais pelo projeto Dr Escargot em Pirassununga, SP mostrando através desses animais que causam preconceito, rejeição e temor que todas as pessoas tem um lugar e uma função no mundo.


Uma ONG (desconheço o nome pois vi em um artigo há algum tempo)utilizou um galo para trabalhar a auto-estima de uma criança que era foco de zombarias na escola.

A gatoterapia mostrou-se uma aliada na superação da depressão, síndrome do pânico e na recuperação da autoconfiança. O simples ato de massagear um gato faz com as pessoas esqueçam os problemas.

                      Didi "cuidando" da dor no joelho da mamãe.

O cavalo estimula a autoconfiança e é indicado para quem precisa cuidar da recuperação motora, lesóes neurológicas, fobias sociais, estresse e elevar a autoestima. O animal ainda atua como fisioterapia para pessoas que usam cadeiras de rodas, devido ao movimento que provoca no quadril do cavaleiro durante o trote do cavalo, bem semelhante a caminhada.  


Coelhos auxiliam no tratamento de pessoas hiperativas. Elas se identificam com a rapidez do animal e observam que há os momentos certos para usar suas características.


As pessoas introvertidas vêem nas aves engaioladas um retrato de sua condição. São saudáveis fisicamente, mas se sentem aprisionados internamente. A medida que o pássaro se solta da gaiola, no tratamento, os pacientes tendem a se libertar.


Os cães são símbolos de afetividade e reciprocidade. São parceiros nos tratamentos de depressão, síndrome do pânico, síndrome de Down, hiperatividade, problemas de aprendizagem e da terceira idade.

                                       Nina, minha "irmãzinha"

Obs.: confesso que, ao longo desses últimos 5 anos sendo portadora de fibromialgia e com degeneração da coluna lombar, se não tivesse meus gatos eu não estaria aqui hoje escrevendo tal artigo. Didi, uma gatinha de 13 anos me mostrou no início, antes mesmo de fechar o tal diagnóstico, o quanto era importante eu estar alí com ela. Entre dores aterrorizantes e migratórias por todo o corpo e uma fadiga fora do comum que me impedia de me levantar ou até de pensar, ela estava alí, quietinha me olhando e me mostrando, ao seu modo, que eu sairia daquela condição e reagiria a tudo aquilo. Nos últimos 4 anos chegaram, em épocas diferentes, meu outros 3, Jack, Luna e a caçulinha Puma. Há 4 anos que, mesmo em crise, não fico acamada...vou para a sala, fico quietinha no sofá ou no computador e eles todos ao meu redor...brincando, um pulando em cima do outro, a Didi dando bronca nas travessuras do Jack e da Puma(a mais levada), e a Luna observando tudo com seu jeitinho meigo de dizer: estou aqui!...

   Mingau, que mesmo estrelinha me faz superar os momentos difíceis só com sua lembrança S2


                           Didi, Jack e Luna, e a minha caçula Puma

Mesmo que não tenha nenhum problema de saúde, tenha um animalzinho mesmo assim...é gratificante :)

Cores e Tonalidades - Listrados

As cores raramente estão sozinhas e quando se encontram transmitem dinamismo, uma atmosfera solar e descontraída.
Quem não lembra daqueles pirulitos gigantes e coloridos da nossa infância. 
Assim como o visual nos encantava, temos guardado dentro de nós a sensação boa daquele momento. Separe as estações do ano e dê tons a cada uma delas e relacione ao colorido, no caso listras...É assim que compomos o nosso “astral”...
e assim deve ser na composição do astral dos ambientes que convivemos...
Se ficarmos, em um dia chuvoso, por exemplo, em um cômodo de cores sóbrias, ficamos aconchegados e preguiçosos...em um dia ensolarado, o sol invade e destaca mais ainda as cores quentes e a nossa disposição se faz presente...

      Amarelos, vermelhos, terrosos e beges transmitem calor. 

                                          Azuis e verdes são frios.

                               Cinza, branco e preto, sóbrios.

Misture e alegre qualquer ambiente. 

As posições das listras também passam sensações relacionadas a gravidade:

as verticais são dinâmicas (um objeto que está de pé)
as diagonais dão mais agilidade (um objeto que está caindo)
horizontais são estáticas (um objeto que já caiu)


* gosto muito do colorido...não consigo em apegar a um tom...gosto de todos, mas cada um pode fazer da sua forma...o importante é não deixar ambientes de trabalho “cansativos”, ambientes de descanso “ativos” demais...e não existem regras, veja a sua aura e siga sua vontade que dará certo e passará sua harmonia para o exterior

quinta-feira, 6 de março de 2014

Cores e Tonalidades - Prata

Prata –>  a cor da luz lunar que brilha sobre as águas e desperta nosso lado mais misterioso e feminino, passivo e insinuante. 

Não é exatamente uma cor, mas um brilho, um efeito especial. A prata atrai o olhar com um toque de sofistação sem ser ostensivo.

Reflete a beleza das cores e coisas e, assim como a Lua, reflete os raios do Sol. A luz prateada não revela tudo, apenas sugere guardando seu mistério.



Ligado à noite e ao metal branco brilhante, a temperatura do prateado tende a ser fria.

Não recomenda-se o exagero de sua aplicação na casa, por exemplo, porque pode tornar o ambiente impessoal. A luz bate sobre o objeto e volta para você com muita intensidade. A estratégia é usar objetos prateados como pontos de iluminação para romper a monotomia ou o visual apagado de uma roupa ou da decoração.



Próximo a cores claras, o prateado torna-se acizentado a nossos olhos. Em fundos escuros, como azul ou vermelho, fica mais brilhante, enquanto perto dos tons de marrons, esquenta.


A arte e os animais no auxílio da cura




“Se o amor faltou e causou a doença, dar amor pode curar” - dizia Nise da Silveira (1905-1999), psiquiatra alagoana.

Inconformada com os métodos violentos utilizados nas instituições psiquiátricas, ela passou a explorar as finalidades terapêuticas da arte e do contato com os animais.

Os desenhos dos internos que frequentavam os ateliês do Centro Psiquiátrico Nacional do Rio de Janeiro se revelaram de tal interesse científico que, em 1952, foi criado um museu para abrigar o acervo. Anos depois, parte da coleção foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

  Obra de Fernando Diniz - 
paciente psiquiátrico de Nise

Nise escreveu ao psicanalista suiço Carl Gustav Jung, seu mestre, e consultou-o a respeito da enorme semelhança entre as figuras circulares sistematicamente desenhadas pelos internos e as mandalas – formas concêntricas que conduzem ao autoconhecimento, segundo as filosofias orientais. O que intrigava Nise era que, em seu desequilíbrio, os pacientes esquizofrênicos criassem formas que representam unidade, organização e harmonia. Jung respondeu a Nise que mesmo a psique perturbada, fragmentada, possui um potencial reorganizador e curativo que se configura sob a forma da mandala.
Boa parte dessas mandalas está exposta no Museu do Inconsciente. Entre elas, muitas criadas po Fernando Diniz, um dos internos que, considerado doente crônico, produziu 21 mil obras e revelou que “desenhando tanta coisa se vai descobrindo tudo”.


Entre literatura, arte e bichos, Nise encontrou na relação de seus pacientes com animais outra maneira valiosa de superar a dor. Em vez de tratamentos de choque, ela optou pela terapia ocupacional. Falava da “emoção de lidar” e considerava os animais agentes importantes nesse trabalho. Seu interesse foi despertado quando um vira-lata entrou no hospital e afetou o dia a dia dos pacientes. Um deles, que mal conseguia falar, após um tempo de convivência com o cão saiu de seu mundo exclusivo e pediu para Nise dinheiro para comprar remédio para o animalzinho que foi atropelado. Ela deu o dinheiro, feliz com sua melhora, e ele foi a farmácia.
Era apaixonada por gatos – um deles a acompanhou por 19 anos e foi inspiração para o livro Gatos – A emoção de lidar (Ed Léo Christiano Editorial)



* Foi pioneira na luta antimanicomial e pioneira no estudo das relações pacientes e animais. Seu trabalho foi reconhecido no Brasil, em Portugal, França e Itália. Sua história, ao meu ver, é exemplar, humana e fascinante. Aqui deixo apenas um resumo de sua vida, mas com uma simples pesquisa você pode conhecer a grande mulher que Nise foi e o trabalho que seus pacientes deixaram na história.*

Você é a sua morada

De acordo com a cultura oriental cada um tem dons e possibilidades que o ligam a um dos cinco temperamentos/elementos: madeira (o criativo), fogo (o líder), terra (o prático), metal (o guerreiro) e água (o sábio). Somos, na verdade, um pouco de cada, mas temos a predominância de um deles, porém temos que contrabalancear para que não existam excessos..Para isso buscamos o auxílio do Feng Shui...vamos entender melhor para começar as mudanças necessárias:

A pessoa MADEIRA é como uma árvore que se desdobra em muitos ramos de interesse. Criativo, atua com entusiasmo. Às vezes, cai no nervosismo ou no oposto, a apatia. Contra a agitação, que tal encher a casa de plantas que descarregam as tensões? Ou caminhar pelos parques, abraçar as velhas árvores e plantas outras novas. Se a depressão for o caso, evite a imobilidade, mude os móveis e os quadros de lugar. Para complementar, segundo o feng shui, carregue consigo, ou deixe sob o travesseiro um quartzo verde (traz equilíbrio), espalhe pela casa aromas de hortelã (dissolve o negativo) ou consiga um vaso com a árvore da felicidade (estimula uma suave expansão)
Lembre-se do provérbio chinês: “A não ser que exista o vento contrário, a pipa não poderá voar”.


Quem é como FOGO irradia calor, brilho e vive com dinamismo. Enxerga longe e, por isso, é capaz de grandes realizações. Mas o fogo intenso pode queimar, causar insônia, hiper atividade, hiper-sensibilidade, conflitos...Para melhorar esse quadro, reduza o uso da TV e dos computadores. Evite cores quentes e, na refeição, os estimulantes, como o café e o álcool. Retire da casa o que for excessivo e as pinturas distorcidas. Limpe e ordene os ambientes. Escolha entre um quartzo rosa (equilíbrio emocional), aromas de alecrim (alegria) ou vasos de violeta (fortalece os nervos, transmuta o negativo). Viva um momento de cada vez. “Ficar ansioso pelo que falta é perder o que já conquistou”.


O temperamento TERRA é como um solo estável. Não gosta de devaneios e tem aspirações bem práticas. Responsável e disciplinadas, a Terra pode se tornar pesada como a montanha se estiver sobrecarregada com preocupações, com o passado ou com a monotomia. Para reverter o caso, libere o que não lhe serve mais. Evite as cores bege e marrom. Escolha entre um quartzo incolor (purifica vitaliza), aroma de eucalipto (estimula a vontade) ou um vaso de crisântemos (brilho e longevidade) . Deixe a casa e a vida mais leves...”Não há riqueza maior do que um corpo sadio e um coração feliz”.
 

A pessoa do tipo METAL carrega a espada de um guerreiro. Batalhador incansável, exige o máximo de si e dos que o rodeiam. Nem fracasso nem obstáculos conseguem desviá-los de suas metas. Mas a espada que abre caminhos também pode ferir. Contra a rigidez do Metal, evite uma casa impessoal e ordenada demais, as paredes e os ambientes vazios. Acrescente cores, flores e amores, uma turmalina rosa (aquece o coração), o aroma de canela (estimulante), um vaso de orquídeas (beleza, sabedoria). “Aprenda a ser como o rio, que contorna os obstáculos”.


Quem tem as qualidades da ÁGUA é profundo, sensível, suave e fluído no relacionamento. Intuitivo, costuma ter ótimas ideias. Mas, se estancar o fluxo, a Água apodrece em medos, insatisfações, vícios (até me trabalho), ficando cheia de dores e depressões...Para contrabalancear, evite a estagnação no ambiente: bagunça, sujeira, velharias e cores frias ou escuras. Invista no autoconhecimento com a ajuda da ametista (regenera a mente), do aroma e dos arranjos de rosas (antidepressivos). Coragem, “é preciso experimentar a vida para ganhar conhecimento”.


Todas essas dicas do feng shui podem nos auxiliar mas, é em nós mesmos que está a chave da transformação, cada um tem o poder dessa decisão...

obs.: entre uma pitada de madeira e fogo, eu, particularmente tenho que me manter atenta pela predominância da Água :)

quarta-feira, 5 de março de 2014

Hora de arrumar a "bagunça" !

Superlotamos nosso íntimo de dúvidas, preocupações, mágoas e medos...
Superlotamos nossa casa com coisas desnecessárias, que "um dia podem ser úteis", quinquilharias quebradas, com a intenção de "um dia" consertá-las...
O acúmulo tanto interno quanto o externo compromete o fluxo da energia vital, além de por fim ao entusiasmo e interferir no discernimento, tirando nossa atenção do que realmente interessa.
A desculpa da “falta de tempo” nos faz ignorar esses desequilíbrios.
De tempo em tempo precisamos para para analisar hábitos negativos e objetos sem uso e para começar essa organização um dica bem prática que serve tanto para a limpeza interna e para a externa.
Crie 4 condições para essa análise ou se preferir, escrever em quatro folhas: descartar, guardar, pensar, reciclar. Se o apego se manifestar a sessão de arrumação interna ou externa, tenha em mente que tudo tem uma vida útil: objetos, situações, relações, etc
Reserve o tempo que for necessário, mas não deixe ele ser muito longo, caso contrário, você estará vivenciando situações que não fazem bem, mantendo relações daninhas e/ou mantendo objetos desnecessários.
Alguns preferem fazer a “faxina” solitários, outros podem fazê-la (no caso da física) assistindo a TV por exemplo, ouvindo música, enfim...faça da forma que preferir, mas faça...estagnação é prejudicial! Sem empenho é impossível seguir em frente.
  • Guarda Roupas e gaveteiros – separe tudo que não usa mais, além de ter muitas pessoas que precisam e não tem condições, tem sempre alguém que precisa de uma roupa para uma entrevista em emprego, para uma festa, para um passeio, ou simplesmente para abrigo. E tenha bom senso...roupas muito velhas, íntimas, descarte. O que for de algodão e tiver furinhos de uso, podem se tornar excelentes paninhos de limpeza para lustrar móveis sem esforço, por exemplo. O que não usou ainda, ou aquela peça que não quer se desfazer agora e guarda para “um dia” usar, USE, hoje é o dia! Se gostar de fazer customização, separe o material e faça...além de um hobbie delicioso, você ainda ganha uma peça nova no seu gurada-roupa, mas faça, se empenhe.

  • Utensílios de cozinha: não guarde jogos e utensílios para ocasiões especiais. A vida, o fato de ter acordado já torna uma ocasião especial. Vasilhas de plástico tem vida útil...renove quando notar que estão bem velhinhas, desgastadas, rachadas, ressecadas... Louças trincadas, dependendo da lasca e do trinco podem se tornar objetos de decoração, se for seu estilo, claro...caso não queira mais, veja se alguém quer...ou doe em instituições que vendem tais produtos em bazares...muitas pessoas garimpam essas peças para tais fins decorativos. Use tudo que tiver em sua cozinha...assim como use todas as bocas do fogão ...o fogão é o coração da cozinha, e um coração não pode funcionar pela metade, ou só 1/4 da capacidade dele...


  • Revistas, discos, cd's, DVD's, livros, artigos, fotos, diários, etc – ordem em tudo! - Separe o que não quer mais, o que não faz mais sentido em ter nesse momento, seja qual for o item, doe, publique, venda!!! Mas, tratando-se de coleções, organize, prestigie o espaço de sua coleção. Se dedique!

  • Móveis – isso é bem pessoal – uns gostam de muito e outros de pouco – mas cuide do que tiver e o que não mais quiser, doe, venda, recicle, dê cara nova!! Se o momento exigir uma mudança de estilo e falta grana para tais mudanças, enfeite, crie, decore aquele móvel que você tem...se não tem dom para fazer algum mimo, compre um adereço para a cabeceira da cama, para o puxador do guarda roupa, para a estante da sala...de qualquer forma, fazendo ou comprando você estará renovando a si e contribuindo com quem fez.

  • Sentimentos, pessoas, situações – essa “faxina” tem que ser constante e em alguns casos imediata quando te faz mau. Amigos verdadeiros se distanciam muitas vezes pela correria do dia a dia..para esses reserve um dia, uma festa, um churrasco, um chá, um jantar para uma profunda avaliação (esses casos são delicados e pelo desgaste, apenas basta uma aproximação)...para aqueles que te procuram apenas quando precisam, que te fazem mau com palavras ou atitudes destrutivas, que não querem seu progresso e que te barram de alguma forma, analise caso a caso, se tiver disposição ajude, mas fique atento aos resultados...se não houver, acredito que essa relação não dará certo ou acrescentará algo em momento algum da sua vida. Brigas passadas, situações que te fizeram chorar...passou!! A vida que nos espera é muito mais linda que a vida que passou...foi aprendizado...dê um basta se quer “mudar”. Tenha em mente que se você não foi a diferença na vida daquela pessoa, a vida muitas vezes se encarrega de ensiná-la de alguma forma, afinal não podemos amarrar as pessoas e arregalar seus olhos para enxergar o mesmo que nós...Cada um amadurece, entende e exerga no seu tempo...cada um tem seu tempo...mas não é necessário ficar alí ao lado da pessoa como um vaso, esperando o dia que ela te escutará e mudará, sendo que existem “N” pessoas que querem nos enxergar. Mas como é um tópico que inclui sentimentos, ações, relações, analise com muito mais atenção e com carinho...afinal, não estamos falando de objetos inanimados e sim de outras vidas.




Quer uma vida mais leve e feliz? Despache as cargas inúteis já!


Seja feliz S2

Faber Castell

Um cenário de contos de fadas.
Pelo site podemos realizar um tour virtual pelos aposentos do Castelo de Faber Castell 
(sim, o castelo da família dos lápis coloridos). 
Localizado em Stein, ao sul da Alemanha, foi habitado por sucessivas gerações até 1939. 
A construção, formada por três prédios, é recheada de escadarias de mármore, 
suntuosos salões de festas e corredores espaçosos que levam aos quartos e refletem
 o modo de vida da nobreza do século XIX. 

Viaje pelo mundo da família Faber no site:

http://www.faber-castell.com.br/54619/A-Empresa/O-Castelo-Faber-Castell/Tour-virtual-pelo-Castelo-Graf-von-Faber-Castell/fcv2_index.aspx





* Mãos de Bruxa *